Pr. Luciano Malheiros


COMO ORGANIZAR UM CULTO DE ADOLESCENTES?
setembro 29, 2009, 1:07 am
Arquivado em: FERRAMENTAS PARA LIDERANÇA

ACESSE: www.lucianomalheiros.org

SITE DO PASTOR LUCIANO MALHEIROS

ATENÇÃO , CRESCEMOS E ESTAMOS ENCERRANDO AS ATIVIDADES EM NOSSO BLOG.

FAVOR ACESSAR www.lucianomalheiros.org  A PARTIR DE HOJE… 14 DE OUTUBRO DE 2009.

OBRIGADO, pr. Luciano

COMO ORGANIZAR UM CULTO DE ADOLESCENTES?

Querido Líder,

A questão não é você, mas o que poderá acontecer às pessoas, através de você!Pr. Luciano e Pedro

Não existem regras para o sucesso de um culto ao Senhor, pois entendemos que Ele vê a qualidade do Programa e de todos os envolvidos, não a quantidade de pessoas sentadas assistindo, porém, temos a Missão de alcançar os adolescentes do nosso bairro para Jesus, então, mãos a Obra e aproveitemos as ferramentas deste site. 

 Use esta sessão do site para dar a sua contribuição, estamos aqui para auxiliar Ministérios leigos e líderes iniciantes, sua ajuda é muito importante. Você pode tirar as suas dúvidas através da página de comentários ou através do email: lucianomalheiros@hotmail.com

Boa programação!

. Do palco – Use cenários criativos de acordo com o tema. Existem cenários baratos, é só deixar a preguiça de lado e trabalhar. Deixe uma luz branda sobre o palco, dá a idéia de suspense do que vai acontecer. O palco precisa estar vazio, o palco não é lugar para orar, afinar instrumentos ou passar o som e a voz com os convidados presentes, isso passa a idéia de desorganização e nervosismo, além de massagear o ego de alguns músicos que só tocam para aparecer.

 . Música Ambiente – Receba os seus convidados com uma música suave, sem voz, a música cantada atrapalha quem quer conversar antes do programa. 

. Os bastidores – Estipule o tempo de preparação para o culto. Você  precisa estar o mais belo e disposto possível, afinal de contas, você levará o povo a adorar. Invista em maquiagem e figurino, Deus se agrada de organização e vontade. É nos bastidores você deve se concentrar, orar, passar músicas, se vestir, se maquiar. Além disso, use os quinze minutos que antecedem o início para receber os convidados, assim o palco fica livre de você e os convidados poderão tocá-lo(a) pois, lá dentro deles, algo diz: “eu queria ser que nem você”.

 . A recepção – Coloque gente jovem, bonita, arrumada e organizada para receber as pessoas. Os primeiros seis minutos serão importantes para que o seu visitante decida voltar um dia a sua Igreja. Deixe os últimos lugares para os visitantes, para que sintam-se livres para ir embora ou ao banheiro sem ser notado. Nosso público alvo (adolescentes) não suporta ser notado.

 . O tempo de culto – O culto precisa de horário para começar e acabar. Celebração de uma hora e meia é suficiente para passar aquilo que Deus colocou no seu coração.

Não comece atrasado, não termine depois da hora. Os adolescentes de hoje vivem como adultos: com agenda de compromissos e horários nas mãos.

 . O “boa noite” – Participei de programas de adolescentes onde a palavra inicial era dada por um dirigente, que não sabia o porquê da ocasião, usando uma Bíblia que não era usada em sua vida durante a semana. A primeira impressão é a que fica, seja claro com o que vai acontecer durante o encontro – não iluda, nem assuste os visitantes e seja entusiasmado, pois o culto é para o Senhor da nossa alegria.

. Do louvor - Escolha músicas que toquem o coração de Deus, músicas que façam os adolescentes refletirem, músicas que façam os adolescentes pular, pois a alegria do Senhor é a nossa força!

 . Oração – Item que deve ocorrer antes, durante e depois do Programa. Use a criatividade para orar, a maioria dos adolescentes não sabe o que é isso; ensine!

 . Mensagem – Escolha um preletor que fale a língua deles. Os adolescentes estão cansados de ouvir “achismos” ou ouvir mensagens de um pastor que só sabe teoria e não tem prática com a faixa etária. A maioria dos adolescentes já tem o seu pastor titular como teórico e os adolescentes sem igreja tem medo ou desconfiança de pastores.

 . Compromisso – Em todo culto, os adolescentes precisam ser desafiados a assumir algum compromisso: com Deus, com o próximo, com o Ministério, com o Reino, com os pais. Não deixe passar em branco, afinal, você não está ali para realizar eventos, mas para influenciar vidas.

 . Ofertório – Não é comum em cultos de adolescentes acontecer esse momento, mas a dedicação é parte integrante do culto a Deus. Sendo incluído, precisa ser um momento alegre, onde o tema gratidão seja destacado, não o dinheiro.

 . Avisos – Com certeza é a parte mais chata do culto, porque a maioria não sabe fazê-lo. Use a criatividade para os avisos: teatro, encenações, telão antes ou depois do culto. Nunca mais pegue o microfone para dizer que tem coxinha na cantina ou reunião disso ou daquilo, durante o programa. Obrigado!

 . A regra dos 3 minutos – desafie seus adolescentes a conversar durante 3 minutos com os visitantes e treine isso durante o mês com eles. Todos nós sabemos o quanto é difícil esta parte, mas está na hora de nossas ovelhas pararem de pensar somente em si e olharem para os outros também.

 . A cantina – Você precisa decidir se a cantina é para ganhar dinheiro ou para manter os convidados no local do evento. Se for para manter a galera no local, dê a eles comida e bebida de qualidade, proporcione momentos de jogos… nossa geração ama uma competição. Se a cantina for para ganhar dinheiro, então, não é Igreja.

por Luciano Malheiros, pastor dos adolescentes da IBCarioca

ATENÇÃO LÍDERES DE ADOLESCENTES: PROJETO BALAIO BRASIL, CLIQUE AQUI!

SOBRE O AUTOR:

Luciano, Daniela e Pedrinho

Pastor dos Adolescentes da IBCarioca, Líder dos Ministérios de Adoração(Coral, Balaio Dancing, Balaio MPB e Teatro Balaio Carioca), Evangelismo Impact e Discipulado, professor das classes de Visão, Evangelismo e Adoração, ator, músico, Bacharel em Teologia, Mestrando em Divindade (Seminário Evangélico Bíblico), preletor, palestrante, escritor, diretor e professor de teatro, Coordenador da Cia de Teatro Balaio Carioca…..Contatos: 21-8833.4568 ou lucianomalheiros@hotmail.com

Obrigado pela visita, volte sempre!

Apoio:   Igreja Batista da Serra

About these ads

14 Comentários so far
Deixe um comentário

mto bom luciano…parabens!!

Comentário por FAUSTAO

essa eh a pura verdade!!!
vlw cara
faustao

Comentário por FAUSTAO

Pastor, Iremos realizar um culto e pensamos no nome Teen clubber gospel, clubber de colorido alegre estravagante aí vamos dar uma enjeção de Jesus nessa galera oquê acha do nome ou pode me sugerir outro nome para este evento

Comentário por Marcelo Moraes

luciano amei encontrar suas dicas para culto com os adolescentes,Deus o abençõe.Sou da Assembéia de Deus Ministério Ceifa de Santa Isabel

Comentário por nanci de siqueira sntos

Obrigada por disponibilizar essas informações, eu como líder de Adolescentes agradeço muito.

Comentário por

Muito bom, gostei muito das idéias…Que Deus continue abençõando sua vida…..

Comentário por Ariane

eu sou minist de louvor na minha igreja, e meu past pediu para eu ajudalo com os juvenis, mas não sei como, gostaria de ajuda. meu imail bruno.carmo@yahoo.com.br

Comentário por bruno guilhermeo

Caro Pastor, grato por todas as informações prestadas. Serão de bom cunho para a realização do Aniversário do Departamento de Adolescente em minha igreja.
Que Deus continue te abençoando.

Comentário por Everaldo Serafim

Pr. Luciano, gostei muito das suas dicas, vai ser muito bom para mim, que estou começando agora. Que a paz do senhor esteja sempre contigo, abençoando o teu ministério e a tua familia linda.Sou da Assembléia de Deus de várzea da Palma M.G. DEUS TE ABENÇÕE. AMÉM!!!

Comentário por marilene

ola graça e paz estamos querendo organizar nosso primeiro culto de juvenis no proximo mes gostaria de algumas dicas desde ja agradeço

Comentário por deilda lanes drumond

bom dia Pr. luciano
bem muito obrigada pela ajuda, pois estou começando agora com os adolescentes da minha igreja e estou um pouco perdida nunca trabalhei com adolescentes e sim com as crianças.mais qualquer dúvida entro em contato com o irmão para me ajudar!!!!
a paz do senhor
susana

Comentário por susana

essa mensagem é direto do trono de Deus mesmo!!!
Deus seja louvado em sua vida e no seu ministério!!!

Comentário por elisangela

Muito bom`Pr. Luciano, muito bom mesmo… ótimo. Sou vice lider dos adolescentes da nossa igreja e agora vai iniciar todo mês no segundo domingo o culto dos adolescentes e precisando muito de sua ajuda, que Deus continue te abençoando meu amado. Vou te add no msn. Obrigada

Comentário por Cleiny Barbosa Lima Xavier

Luciano a paz do Senhor ,

Eu amei o que vc escreveu , dicas basicas e importantes , certamente ajudou a mim e ajudará a muitas pessoas que trabalham com o povo de DEUS Teen

Comentário por renata




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: